10 alimentos imprescindíveis para mães lactantes

Um dos principais benefícios da amamentação é que é transferido para o recém-nascido substâncias benéficas e protetoras para a sua imunidade e sua saúde geral. A quantidade de leite se produz a demanda em função das necessidades do bebê e sua composição varia conforme vai crescendo.


Se a nutrição durante a gravidez foi adequada, não deve haver problemas para amamentar o recém-nascido (de acordo com a OMS, a amamentação deve durar um mínimo de 2 anos).


O leite materno é um destilado de sangue. Alimentos que nutrem são a alfafa germinada, o gergelim, as algas ou as amêndoas.


Come limpo


Os alimentos galactogogos , como a aveia, as chufas, a levedura nutricional ou a cevada favorecem a geração de leite.


Não são apropriados os enchidos, as carnes vermelhas, queijos curados, as gorduras trans e os fritos. Limita os alimentos muito frios (são muito yin) e antigalactogogos como o manjericão, a salsa, o aipo ou sálvia.


Comer 5 vezes ao dia. Tomar o segundo café da manhã e lanche da tarde para estar bem nutrida. Ao dar o peito ao seu bebé necessita de um aporte extra de 500 cal sobre a sua dieta habitual. Dê o peito sempre que sentir fome.


Se você está amamentando , esses alimentos não podem faltar na sua dieta.


1. Alfafa germinada para alimentar-se de sangue


Passo a passo


Todos os germinados são interessantes para a saúde, mas os de alfafa nutrem especialmente a sangue e, consequentemente, favorecem a segregação de leite.


Pegue 1 punhado de cada dia.


2. Espirulina, a alga que melhora a sangue


Esta microalga azul é rica em aminoácidos e clorofila, compostos que melhoram a composição do sangue.


De 2 a 6 cápsulas ao dia.


Refrescante e nutritiva


3. Folhas verdes variadas


Os legumes de folha verde são muito densas nutricionalmente. Além da clorofila, fornecem vitaminas e minerais em doses elevadas.


A Cada dia, desfrute de um prato grande de diferentes vegetais de folha verde.


4. Milho, muito versátil


Segundo a medicina tradicional chinesa, tonifica o baço e o sistema digestivo, para favorecer uma correta absorção de nutrientes.


Pode ser usado tanto em receitas doces e salgadas, 3 vezes por semana.


Bocados doces


5. Pêssego, rico em beta-caroteno


A cor laranja essa fruta indica a sua riqueza em beta-caroteno. Tonifica o sistema digestivo e ajuda a uma melhor formação e composição do sangue e, portanto, de leite.


Tome 1 a cada dois dias.


6. Levedura nutricional, o leite mais nutritivo


Ajuda a formar leite materno. Rica em proteínas e vitaminas do grupo B, faz com que o leite seja mais nutritiva.


Na cozinha, é inserida a cremes de legumes ou para dar sabor a queijo. A dose ideal é de 1 colher de sopa de fermento nutricional por dia.


Aminoácidos essenciais


7. Cevada, altamente recomendável


É um dos cereais mais recomendados para a saúde da mulher. Juntamente com a aveia, são os dois considerados galactogogos.


O melhor é prepará-los 3 vezes por semana em forma de porridge (papas) ou doce de leite para hidratar o corpo e favorecer a boa nutrição da mãe.


8. Orchata de chufa, deliciosa e rica em micronutrientes


Ajuda a produzir leite porque nutre o sangue e, por ter muita água, hidrata. É rica em micronutrientes, entre eles, minerais como fósforo, magnésio, potássio, cálcio e ferro.


Desfrute de 1 copo a cada dia.


9. Sementes de cânhamo para cobrir as necessidades do cérebro do bebê


O cérebro do bebê necessita de grandes quantidades de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa, ou seja omega-3 e omega – 6. As sementes de cânhamo são fontes ideais de omega-3. Sementes ricas em ômega-6 são as de girassol e as sementes de sésamo.


Tomar 2 colheres de sopa diárias.


10. Beterraba: vitaminas, minerais e hidratos de carbono


RECEITAS RAW


Este tubérculo vermelho e doce é ideal para nutrir o sangue. Rica em vitaminas e minerais, permite grande variedade de preparações na cozinha e, como todos os tubérculos, é rica em carboidratos, que dão energia.


Consome beterraba 2 vezes por semana.