10 alimentos para prevenir os resfriados

A energia do outono é a adequada para tonificar a energia defensiva do organismo, ativar a imunidade, desintoxicar o intestino grosso e repovoar a sua microbiota, purificar os pulmões e os exercícios de respiração.


De acordo com o que comamos o sistema imunitário terá mais capacidade para prevenir os resfriados. Precisamos de alimentos quentes e frios, e toca-diminuir a quantidade de crus. Também precisamos de alimentos que hidraten as mucosas e, para reforçar o sistema defensivo, como por exemplo os cogumelos.


Alimenta suas defesas


Devemos evitar os produtos que sobrecarreguem o sistema digestivo e a função hepática. Açúcares, tratados com aditivos, sal em excesso e de má qualidade, álcool e estimulantes não favorecem a prevenção ou o tratamento de resfriados.


Tanto no outono como na primavera, é um bom momento para fazer uma depuração ou jejum, para dar descanso ao sistema digestivo, promover a eliminação dos excessos de verão e recuperar a vitalidade.


Além dos alimentos que listamos abaixo, no outono-inverno consome diariamente alimentos probióticos , como chucrute, kefir, kombucha, missô ou tamari. A combinação de oligoelementos como o cobre e o zinco é ideal para a prevenção de resfriados.


Em equilíbrio


1. Pera, hidratam e as mucosas


Encontramos peras todo o ano e são ideais para hidratar as mucosas.


Segundo a medicina tradicional chinesa (MTC), as pêras têm afinidade com os pulmões e os intestinos, os lubrifican.


Toma uma pêra dia sim, dia não.


2. Couve-flor, eficaz e versátil


É um dos vegetais que mais ajuda na prevenção de resfriados, e muito rica em minerais e água.


Além disso, é levemente doce e você pode cozinhar de muitas maneiras.


Desfrute de 2 vezes a cada semana.


No seu ponto


3. Cogumelos variados, diariamente, no outono


São a alegria gastronômica do outono, e se as introduzimos na nossa alimentação destes meses, tonificaremos o sistema imunitário e seremos fortalecidos.


Durante a temporada de cogumelos, consome as diferentes variedades


4. Cebola, ajuda para os antibióticos


Destaca-se por suas propriedades antibióticas. Não é um substituto, mas se a introduzir no seu dia-a-dia, faz menos provável a necessidade desses medicamentos.


Além disso, lubrifica e tonifica o sistema respiratório e os pulmões.


Leva até 2 cebolas ao dia.


Mais nutritivos


5. Gengibre, prevenção e tratamento de constipações


De sabor ligeiramente picante, ajuda-nos a melhorar a digestão e aquece o organismo porque mobiliza a energia.


É adequado tanto para a prevenção de constipações como para o seu tratamento.


Consuma diariamente, tanto em infusão como em molhos para a salada.


6. Kuzu, descubra o seu poder


Esta raiz seca de origem oriental é um milagre da natureza.


É um dos melhores alimentos que podemos incluir na dieta para cuidar de nossos intestinos e tonificar o nosso sistema imunitário.


Inclui 1 colher de chá por dia.


Raiz maravilhosa


7. Mandarinas, repleta de vitamina C


São frutas ricas em vitamina C, uma vitamina mais conhecida por sua ação positiva no sistema imunitário.


Leva 2 tangerinas 4 vezes por semana.


Além de comer sua polpa, podemos fazer infusões com a pele e um raminho de canela.


8. Alho, tire o frio do teu corpo


Um dos alimentos com mais atividade antibiótica, antimicótica e antiviral.


Segundo a MTC, mobiliza a energia, aquece e tira o frio do organismo.


Para aproveitar melhor suas propriedades, devemos consumí-lo cru e esmagado. Consome de ½ a 2 por dia.



Antioxidante



9. Tomilho para combater as infecções


Esta planta tonifica o sistema imunitário e previne as infecções por vírus. É um poderoso antibacteriano, reduz a febre, acalma a tosse e favorece a expulsão do excesso de muco.


Pode-Se tomar também em infusão, uma por dia.


10. Nabo, hidratante e prebiótico


A sua riqueza em água torna-o um alimento ideal para hidratar.


Além disso, o aporte de fibra atua como prebiótico para a flora intestinal.


Consuma diariamente em cremes, ralado…